top of page
Exposição fotográfica
Patrimônio desvendado: as pinturas rupestres da
Escarpa Devoniana em Ponta Grossa (PR)
Figuras de cervídeos e ave, incluindo possível representação de cervídeo prenha dando a luz na parte superior do painel.
Painel com desenho abstrato formado por linhas e dígitos. É possível observar duas tonalidades de cores para a elaboração das pinturas.
Duas pinturas rupestres constituem este painel. Uma de forma não identificada e outra com diversas possibilidades de interpretação de seu significado, podendo ser a representação de um cacto, nuvem de chuva, cachoeira. O que você acha?
Figuras geométricas do tipo círculo e linhas e figuras zoomórficas (representação de animais) compõem este painel. Diferente de outros casos, o grafismo rupestre deste painel está em ótimo estado de conservação, pois a superfície rochosa encontra-se protegida das intempéries (agentes naturais que decompõem a rocha).
Painel em rocha com alto estágio de decomposição, onde é possível observar representações zoomórficas (animais) e pinturas não identificas.
Sítio arqueológico com representações de cervídeos de diferentes tamanhos e algumas manchas não identificadas.
Resquício de possíveis representações de cervídeos. Devido a ação da água, mudanças de temperatura e ação de organismos vivos, a superfície da rocha é decomposta e as pinturas rupestres são destruídas.
Diversas representações de aves e cervídeos em diferentes tamanhos. As maiores figuras chegam a ter mais de 70 centímetros de altura e mais de 1 metro de comprimento, algo raro para a região. Chama a atenção o grafismo no alto, ao centro, que pode representar uma onça pintada.
bottom of page